Fritadeiras Air Fryers.
Razões para acreditar
O BOM e MELHOR é um portal de recomendação que, através de uma equipe composta por profissionais especializados, escolhe, analisa e testa os produtos a serem indicados aos consumidores.
Mais potente |
Compacta e funcional |
Digital mas… |
Teste atualizado em novembro de 2020.
Veja onde você pode comprar
O que considerar na hora de escolher a melhor airfryer?
No momento de escolher a sua fritadeira, leve em consideração alguns elementos:1-) tamanho, nem sempre a maior é a mais recomendada; 2-) funcionalidade, fique atento às funções oferecidas por cada uma; 3-) limpeza, alguns modelos apresentam maior facilidade na hora de limpar a gaveta, opte pelas antiaderentes; 4-) Preços: Existem fritadeiras elétricas para todos os tipos de bolsos e gostos, vale ver qual atende a sua expectativa e necessidade. Os preços variam de R$ 249,00 até R$ 2.000,00.
Como elas funcionam?
Na prática, funciona assim: O aparelho tem uma resistência que produz calor. Quando ele atinge uma temperatura elevada o ar é solto. Através de uma ventoinha interna o ar passa a circular e assim vai fritando o alimento. Ou seja, forçar o contato entre o ar em alta temperatura e a comida é o princípio básico de uma fritadeira elétrica. É isso que produz a casquinha crocante que traz o aspecto de fritura.
Prós, contras e principais características
Prós – As fritadeiras elétricas são práticas e também fáceis de usar e de limpar. O cesto de cozinhar pode ser lavado à mão ou na máquina de lavar louça. A fritadeira produz alimentos úmidos e crocantes, sem a necessidade de óleo. Os alimentos preparados tendem a manter a consistência e o sabor próximos aos métodos de preparos convencionais.
Contras – O exaustor pode soltar fumaça e consequentemente o cheiro de comida pode se alastrar pelo ambiente. Alguns modelos aquecem também na parte externa.
Capacidade – Há fritadeiras de diferentes tamanhos. Para saber qual comprar, faça o seguinte cálculo: considere aproximadamente 200 gramas por pessoa, veja quantas moram em sua casa, faça as contas e escolha a fritadeira ideal. Por isso, vale ressaltar: é essencial saber as suas expectativas antes de fazer qualquer tipo de compra.
Potência – Outro ponto bastante importante antes de realizar a compra é verificar os watts de potência e ver se a sua tomada suporta tamanha carga. Em média, as fritadeiras usam entre 800 a 2100 watts de potência. No nosso teste, usamos variados tipos: 1900W da Mondial Grand, 1500W da Midea, Oster, Britânia Digital e da Mondial Family Inox, e 1425W da Philips Walita.
Tamanhos e configurações – Em geral, as fritadeiras são compactas e de fácil manuseio. Embora tenham um design e uma tecnologia simples, as configurações oferecidas podem ser decisivas no ato da compra. Funções de painel, tecnologia de cozimento, qualidade do material, segurança da trava, tipo de revestimento, vale pensar em cada necessidade. Em nosso teste todos os modelos apresentaram o mesmo sistema de trava para o cesto e também uma superfície antiaderente na parte interna.
Especialista
Mariana Valentini
Começou sua carreira como cozinheira do Carlota, em seguida passou por bons restaurantes de SP. Em 2006 trabalhou no restaurante Le Campane e na cozinha do Hotel Palazzo Ravizza em Siena, na Italia. Foi indicada como chefe revelação em 2009 pela revista Prazeres da Mesa e foi escolhida para as 3 temporadas do programa Cozinha Caseira, da Fox. Em 2013 abriu o Brodo, seu restaurante que fica em SP. Em 2019 foi escolhida como a chefe brasileira a representar o Brasil na semana Brasileira de gastronomia, no Canadá.
Como decidimos
Pratos preparados
Horas de teste e pesquisa
Modelos pesquisados
Profissionais consultados
Your Title Goes Here
Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.
Mais detalhes sobre o teste
Para chegar a um veredicto o processo é demorado, foram mais de 80 horas com os seguintes passos: Em conjunto com uma chefe de cozinha, pesquisamos 15 modelos diferentes. Após a pesquisa, cinco fritadeiras foram escolhidas e testadas por 10 horas com os mesmos alimentos: 250 gramas de batata congelada, 240 gramas de coxa de frango fresca, 120 gramas de coxa de frango congelada e 150 gramas de legumes frescos crus. Por fim, preparamos 20 pratos para obter os resultados em relação ao sabor, consistência, cozimento e crocância dos alimentos.
Alguns alimentos que testamos
O grande barato das fritadeiras está em preparar refeições sem o uso de óleo, utilizando apenas o ar e a própria gordura do alimento, e em atingir a mesma crocância e umidade do método convencional.
Em nossos testes, preparamos batata palito congelada, coxa de frango fresca e legumes frescos e crus, e o resultado foi o seguinte:
Batata – A Walita apresentou a batata perfeita. Dourada, crocante e macia. Assim como a Mondial Family Inox e a Midea.
Frango – A intenção era ter um frango bem assado por dentro, úmido e com casca crocante. Neste quesito, todas chegaram ao ponto, a exceção ficou por conta da Britânia Digital, que precisou de mais tempo de preparo e, ainda assim, o alimento ficou menos crocante.
Legumes – As cinco preparam alimentos firmes, bem cozidos e consistentes.
OUTROS PRODUTOS QUE CONSIDERAMOS
Durante nossa pesquisa com 15modelos de fritadeiras, consideramos vários critérios como marca, qualidade, popularidade e preço. Alguns modelos interessantes não estão entre os 5 melhores, mas são alternativas disponíveis no mercado.
CONHEÇA A EQUIPE ENVOLVIDA NOS TESTES
Priscila
Brant
fotógrafa
Wellington Macedo
chef
Wagner
Bordin
redação
Josiane
Schunck
coordenação